Automatizar determinados processos de vendas, tornando mais fácil para as empresas que comercializam, é vital para ter sucesso no e-commerce B2B.
Introdução
Com a presença cada vez mais forte da internet no dia a dia e a segurança que o setor bancário gerou para a realização de transações eletrônicas, as pessoas vêem o e-commerce como a opção perfeita para conforto e economia de tempo.
Por isso, como em qualquer negócio, para planejar estratégias de e-commerce B2B, mais do que conhecer as características do negócio, o comportamento do usuário deve ser considerado para conseguir vender mais.
Por isso, leia o conteúdo completo e descubra como vender mais sem trabalhar o dobro.
Como deve ser seu e-commerce B2B?
O e-commerce B2B descreve as transações de pedidos online entre empresas. Ou seja, é um modelo de negócios que se concentra na venda de produtos ou serviços para outras empresas. Um exemplo é a XKEY Soluções em Tecnologia da Informação.
Ademais, por sua vez, temos também o B2C que significa “business-to-consumer ” (empresa para consumidor), sendo um modelo de negócio que foca na venda de produtos ou serviços ao consumidor final. Um exemplo é uma loja que comercializa roupas online.
Portanto, há diferenças do mercado B2B para o B2C.
Sendo assim, quando se trata de B2B, as empresas se esforçam para otimizar o processo de compra para economizar tempo e dinheiro, o que explica por que uma compra nesse mercado é baseada na lógica e não nas emoções. Outra diferença clara é o custo de cada venda: B2B é muito mais caro que B2C.
Nesse sentido, o e-commerce B2B oferece benefícios diferentes aos gestores e empreendedores de varejo, indústrias, distribuidoras e indústria, como a capacidade de alcançar um subconjunto totalmente novo de clientes e simplificar seus processos de vendas para tornar seu negócio mais eficiente e lucrativo.
3 Dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce B2B
Entretanto, antes de iniciar as vendas do e-commerce B2B, certifique-se de implementar as estratégias com os profissionais certos e prepare-se para atingir suas metas de vendas!
Confira essas 3 dicas que podem ajudar nesse processo.
Foque em gerar leads
A estratégia de Web Marketing mais eficaz na geração de leads B2B até hoje é o Inbound, devido à sua extraordinária capacidade de atrair tráfego para o site e converter visitantes anônimos em contatos comerciais válidos, bem como clientes satisfeitos e promotores da empresa.
Dessa forma, o objetivo da primeira fase é atrair tráfego qualificado para o site da empresa, ele é formado pelas pessoas com maior probabilidade de se tornarem leads primeiro e depois clientes.
A seguir os usuários chegarão às suas páginas graças aos mecanismos de busca, redes sociais ou outros canais digitais, isto é lá encontrarão materiais úteis para responder às suas dúvidas e curiosidade
Tenha o funil de vendas na ponta da língua
Um bom funil de vendas pode fornecer ótimas informações às equipes de vendas sobre os processos, desafios e decisões dos clientes em potencial. É por isso que criar um funil de vendas eficiente é uma prioridade para muitas empresas que buscam aumentar o desempenho de vendas.
Visualmente, um funil de vendas é largo a partir do topo e, à medida que desce, a largura diminui, assim em cada uma das etapas, seus clientes em potencial serão filtrados.
Faça da tecnologia a melhor aliada do seu e-commerce b2B
Os recursos tecnológicos tornaram-se uma ferramenta vital que gera um grande número de benefícios para quem sabe aproveitá-los.
Portanto, a tecnologia abre caminho para novas técnicas de marketing, conhecidas como Inbound Marketing, cujo objetivo é atrair o cliente sem ser invasivo. Isso implica focar no indivíduo, oferecer um canal de comunicação bidirecional e utilizar meios digitais.
Além disso, você pode ter a ajuda de um ERP, onde terá todos os dados importantes em mãos, o que irá auxiliar sua gestão e-commerce B2B.
O que NÃO pode faltar na sua estratégia de e-commerce B2B?
Para criar um bom e-commerce B2B é preciso planejar cada detalhe. Em outras palavras, é proibido confiar no acaso! Navegar à vista não o ajudará a montar um negócio prudente e bem-sucedido.
A primeira coisa que você precisa se perguntar é: qual é o objetivo do seu site? O que deve ter para poder atender às necessidades do público? Além disso, as estratégias descritas a seguir são fundamentais:
Planejamento
Antes mesmo de construir um bom e-commerce B2B, defina seus objetivos. Por que você vai iniciar um site de comércio digital? Pretende aumentar a sua base de clientes através de ações de Marketing Digital direcionada? Quer ser mais eficiente ao nível operacional graças a um negócio cada vez mais estruturado?
Estabeleça uma lista de KPIs altamente mensuráveis que possam refletir seus objetivos de negócios e facilitar seu monitoramento.
Automação de Marketing
A automação de marketing e vendas é o principal suporte para as empresas do setor B2B atenderem ao crescimento contínuo de seus leads. Essa tática é ideal para sua equipe economizar tempo.
Ao resolver pequenas tarefas automaticamente, suas equipes de marketing e vendas podem cuidar de ações mais específicas e avançadas. Ao mesmo tempo, a automação de marketing e vendas permite que os tempos de resposta sejam reduzidos. Assim, privilegiamos a satisfação do cliente alvo.
Além disso, temos a possibilidade de personalizar as mensagens com base no momento do funil de conversão em que se encontram.
Distribuição de tarefas
A equipe de trabalho é essencial para qualquer negócio. Por isso, todos os colaboradores devem estar envolvidos nos diversos planos, estratégias e tomadas de decisão da empresa. A equipe ajudará a identificar todas as ideias e obstáculos que possam surgir, aumentando as vendas na empresa.
Ótimo layout
É fundamental que o design da sua empresa seja voltado para a satisfação da experiência do usuário. Deve ser atraente, rápido e simples. Simplificar os processos para acessar as informações do seu produto é essencial.
Experiência do usuário
Para captar a atenção do cliente é importante eliminar aqueles textos que não contêm informações valiosas. Além disso, diminua o tempo de carregamento: você sabia que muitos visitantes de sites mobile abandonam uma página que leva mais de 3 segundos para carregar? Isso mostra que os usuários estão em busca de agilidade.
Algumas recomendações para acelerar a velocidade de carregamento do seu site são:
- Otimizar imagens;
- Escolha um tema simples;
- Obter um bom servidor;
- Manter uma boa sintaxe;
- Evite links quebrados.
Tecnologia
Este tema surge ano após ano e está cada vez mais presente. Mas precisamos ser ainda mais estratégicos no uso dessas ferramentas para otimizar o capital de investimento e reduzir os custos operacionais.
Uma dica é aplicar a inteligência artificial para analisar as preferências e hábitos de seus clientes criando clusters dinâmicos.
Por exemplo, podemos nos inspirar no caso da Netflix, que mostra sugestões de séries e filmes sob medida para cada usuário. Você deve coletar dados de seus clientes, sejam seus pedidos ou até mesmo seu histórico de navegação no e-commerce, para entender seu comportamento e oferecer os melhores preços e condições.
Além disso, é de baixo custo implementar ferramentas de retenção de clientes, como e-mails ou vitrines, com base no comportamento do usuário. Eles analisam o comportamento do cliente, desde os desejos de compra até o abandono do carrinho.
Seu e-commerce B2B estará em boas mãos na XKey!
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