Impulsione as vendas do seu e-commerce com as estratégias de Downsell e Upsell e obtenha lucros magníficos.
É de conhecimento geral que, com o avanço da tecnologia nos últimos anos, a integração entre o mercado e o marketing empresarial tornou-se cada vez mais íntima, dependente e inter-relacionada.
De fato, cada vez mais o contato entre o produtor e o consumidor constrói-se de maneira personalizada e atuante. Tanto para o fornecimento das mercadorias como para a oferta direcionada e planejada para cada público-alvo com o objetivo de aumentar as vendas.
Nesse cenário, salienta-se a necessidade de um planejamento inteligente e operante para que as vendas e as ações se tornem cada vez maiores no e-commerce.
Portanto, para quem deseja sair à frente e otimizar a atuação empresarial, deve investir em estratégias de vendas inteligentes. Aquelas que promovam uma relação sólida com os clientes, contornando as dificuldades e trazendo soluções que objetivem uma maior saída dos produtos e serviços.
Assim, nesse cenário, surgem as estratégias conhecidas como Downsell e Upsell, que quando bem empregadas, podem alavancar as vendas de seu negócio e trazer um número maior de possíveis investidores. Isso porque, com o auxílio de um sistema de gestão, as vendas, as organizações dos dados e informações de lucro, saldo e investimentos podem ser feitas de modo organizado e controlado.
Downsell, o que é?
Para um melhor entendimento dessa interessante estratégia de marketing, é importante que se conheça o significado do termo. Assim, do inglês, ‘’down’’ significa ‘’baixo’’, enquanto ‘’sell’’ significa ’’vendas’. Portanto, Downsell aparece para representar a estratégia de realizar uma oferta com um menor valor financeiro para o comprador.
Essa ação pode parecer estranha a uma primeira impressão, pois vendas com valores mais ínfimos parecem minar os lucros obtidos. Entretanto, é importante pontuar que o Downsell é utilizado para que não se perca a possível venda empreendida e, consequentemente, o cliente.
Funciona desse modo:
- Um comprador se interessa pelo serviço ou produto ofertado, no entanto não concorda ou não possui recursos financeiros suficientes para arcar com o preço requerido.
- Então, é possível oferecer ao cliente uma outra proposta, com um preço menor, que caiba no orçamento dele, e que tenha menos recursos que possam aumentar o custo de venda, mas que ao mesmo tempo atenda às necessidades.
- É importante pontuar que a qualidade do serviço deve ser priorizada, independente do valor reduzido de venda, uma vez que a atração e captação do cliente é peça fundamental para que futuras vendas sejam fechadas.
Um exemplo prático de Downsell que funciona e é:
- Um cliente quer financiar um carro e se interessa em um modelo de automóvel pela qualidade de seu funcionamento e desempenho, no entanto não consegue arcar com o preço sugerido.
- Então, o vendedor sugere um modelo com menos adicionais, mas que ainda possui as mesmas características e desempenho da opção completa, por um preço mais atrativo e plausível para o cliente. Assim, não há a perda da venda, apenas um direcionamento que torna possível a saída dos produtos.
Upsell, o que é?
No mesmo sentido do termo supracitado, o Upsell, que significa venda com preço maior, surge no intuito de vender mais e obter mais lucros. Dessa maneira, ele se constrói como uma estratégia comercial baseada na oferta de um produto ou serviço. O valor monetário precisa ser maior em comparação com o que foi procurado originalmente pelo cliente.
Para colocar essa técnica de venda em prática, deve-se observar qual é o produto ou serviço procurado pelo cliente. Mas claro, levando em consideração as características e funcionalidades específicas.
Depois, o vendedor responsável oferece uma opção superior do mesmo item. Assim, identificando as melhorias e apontando os benefícios decorrentes da compra, que pode se tornar mais interessante para a aquisição.
O objetivo é tornar viável a saída do produto mais completo. Que mesmo tendo um custo mais alto, pode se tornar atrativo. Caso o upsell seja eficientemente posto em prática, com o fortalecimento da ideia de bom custo-benefício.
Dessa maneira, há o benefício duplo:
- Contribui para o faturamento de seu e-commerce;
- Impacta positivamente a experiência do consumidor que irá desfrutar de um serviço completo e de qualidade.
Um exemplo prático de Upsell é:
- Quando um cliente procura uma empresa em busca de um curso online, e na hora do fechamento da compra, o vendedor oferece um plano alternativo, com horas extras de aula e assistência personalizada de mentores por um valor a mais na mensalidade, vendidos como um upgrade para a sua compra.
Como o Upsell ou Downsell impactam o seu e-commerce?
Se você se interessou pelas técnicas de venda, continue lendo para saber como elas podem impactar e influenciar as vendas em seu e-commerce.
De início, para empreender uma boa venda é fundamental entender a situação do cliente e oferecer as opções de forma certeira e direcionada para que as expectativas sejam alcançadas.
Com a aplicação do Upsell, você consegue promover um aumento da média de compra em seu negócio, além de criar oportunidades para a aquisição de produtos e serviços completos fornecidos pela sua empresa. Dessa maneira, os clientes conhecem, de forma ampla, os serviços oferecidos por você, testando a qualidade de seus produtos.
Já com a técnica de Downsell, há a redução do número de perdas de vendas, ou seja, é preferível ter uma venda de menor valor financeiro, com uma lucratividade reduzida do que não realizar a venda, o que geraria um lucro nulo.
Nesse cenário, mesmo que o retorno financeiro médio diminua, há o fortalecimento de outras relações no mercado que são tão importantes quanto o lucro. A captação de novos clientes e o reconhecimento de seu e-commerce como uma opção de negócio flexível e preocupada com a satisfação dos clientes.
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