A Black Friday é uma data que impulsiona o crescimento de vendas em todo o mundo, principalmente pela internet. É neste período que você deve se concentrar no que precisa evitar e no que deve ser feito para alcançar o sucesso das promoções, atrair mais clientes e realizar ótimas vendas.
BLACK FRIDAY
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos por volta de 1960 com o intuito de ser um dia promocional na semana de ação de graças.
Com o passar dos anos a data de ótimas promoções cresceu e atualmente marca o início das compras de Natal. Com a internet e a globalização esse movimento se espalhou por todo o mundo.
A data ficou tão popular que se tornou sinônimo de produtos a preços absurdamente atrativos. O sucesso da ação para os comerciantes chamou a atenção nos mais diversos locais, inclusive em nosso país.
No Brasil, a Black Friday ganhou notoriedade em 2010, quando se tornou uma grande oportunidade e também uma excelente estratégia de alavancar as vendas, principalmente em lojas online.
Como fortalecer as vendas e-commerce durante a Black Friday
A preparação para a Black Friday é um desafio e tanto! Apesar das excelentes expectativas para a Black Friday de 2021, existe uma série de cuidados com os quais devemos nos atentar.
Separamos 3 estratégias incríveis para que você alcance o sucesso de vendas nesse período.
1 – Elabore uma landing Page:
Geralmente os clientes já sabem quais produtos querem comprar na Black Friday e aguardam essa época para aproveitar os preços baixos.
Nesse cenário, os consumidores pesquisam sobre os estabelecimentos que participam dessa data e ficam atentos às promoções. É uma ótima oportunidade para criar iscas digitais e coletar informações de seu público.
Criar uma Landing Page completa e atrativa é ideal para reunir as informações de possíveis clientes e criar um banco de dados de pessoas interessadas em gastar na Black Friday.
Com essa estratégia, você pode enviar e-mails direcionados com as melhores ofertas para os participantes cadastrados.
2 – Negocie com seus fornecedores:
A Black Friday aumenta consideravelmente o número de pedidos e se você deseja adequar a sua empresa para o aumento das vendas, é fundamental que prepare o seu estoque para esse dia.
Não adianta planejar excelentes promoções e estratégias de divulgação se você não tiver o produto para entregar ao cliente.
Assim, entre em contato com os seus fornecedores e negocie, desde já, os prazos e os descontos para essa ação.
3 – Crie promoções reais para o seu público:
Já ouviu falar de Black Fraude? Os consumidores aguardam a Black Friday para comprar seus itens de desejo com o melhor custo-benefício, o que eles esperam das empresas é respeito e ofertas reais.
Assim, nem pense em fazer aquelas promoções pela metade do dobro do preço. Os clientes estão atentos e atitudes como esta podem acabar com a credibilidade da sua marca.
EVITE OS MAIORES ERROS COMETIDOS NA BLACK FRIDAY
É fato que alguns contratempos sempre existiram na gestão de um e-commerce, entretanto, a preparação para minimizar os prejuízos é possível e necessária.
Falhas técnicas no site, falta de produtos em estoque ou indisponibilidade de pessoal para o atendimento ao cliente são problemas que comuns, mas que devido ao alto fluxo provocado pelo período promocional, podem acabar com as expectativas da Black Friday.
Não arrisque, não perca vendas! Anote as nossas dicas e garanta a melhor experiência ao seu cliente para que essa data seja um verdadeiro sucesso.
1 – Precificação incorreta das mercadorias:
Eis a causa de grandes problemas para um e-commerce. Caso os preços estejam errados em sua oferta ou com valor diferente no seu sistema, você irá perder dinheiro.
De acordo com o código de defesa do consumidor, após a divulgação da oferta, o cliente tem direito a adquirir a mercadoria pelo valor anunciado.
Ou seja, a oferta é de responsabilidade do fornecedor e se este compartilhar informações erradas, com o produto muito abaixo do preço, por exemplo, terá que arcar com os prejuízos.
Além do mais, a comunicação equivocada poderá ser considerada publicidade enganosa e gerar sérias penalizações para a empresa.
Não permita que a sua empresa passe por essas situações. Planeje-se antecipadamente, faça os cálculos e defina exatamente os percentuais de descontos, as quantidades e as promoções que serão lançadas.
2 – Vender produtos que não estão disponíveis:
A gestão de estoque é de grande importância para o sucesso de um e-commerce, principalmente em datas tão esperadas como o dia das mães, dia dos pais, Natal e Black Friday.
Imagine os transtornos que vender um produto com estoque indisponível pode gerar, atrasos na entrega e cancelamentos de compra são fatores que prejudicam a imagem de seu e-commerce. Portanto, cuide bem do seu estoque.
3 – Não disponibilizar opções de pagamento:
O consumidor quer comprar, e muitas vezes, na Black Friday ele quer ansiosamente garantir o produto, mas e se ele não puder comprar porque a forma de pagamento que ele usa está indisponível?
Não perca vendas por este motivo. Prepare a sua loja para aceitar várias formas de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito, boleto, pix, dentre muitas novidades dos meios de pagamento.
4 – Fazer promoções sem planejar:
A falta de planejamento de promoções na Black Friday é um erro fatal para as finanças do e-commerce. Não espere chegar o dia para pensar nas ações que você pode implementar, comece hoje a sua preparação.
Defina os itens que irá colocar em oferta, as quantidades que disponibilizará e os meios pelos quais irá comunicar seus clientes de suas promoções.
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Novembro está aí e trouxemos não apenas os erros como também dicas para que você possa realizar ótimas vendas no seu e-commerce e manter o financeiro sob controle mesmo durante a Black Friday.
Planejamento é essencial para estabelecer objetivos concretos, fazer um check list de tarefas e deixar tudo em ordem para a data.
Fique ligado em nossos conteúdos e mantenha-se sempre informado sobre as melhores práticas de Gestão Empresarial.
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