Às vezes parece que nosso dia tem menos de 24 horas, não é mesmo? Isso se deve a grande quantidade de tarefas e afazeres que acumulamos ao longo do dia. Por isso a gestão do tempo tem se tornado algo fundamental para garantir que tudo o que programamos, saia do papel de forma assertiva.
E não somente em nossas vidas, mas também no dia a dia de nossas empresas. Segundo dados de uma pesquisa da Acuity Training de 2022, 82% dos 500 funcionários ouvidos não tinham um sistema de gerenciamento de tempo. Além disso, uma a cada oito pessoas nunca se sentia no controle total das demandas de seu trabalho.
Tudo isso mostra a importância e eficácia de um bom planejamento de seu tempo e de como você pode administrar tudo isso para potencializar o seu dia. Confira algumas dicas:
1- Planeje suas tarefas
Seja por aplicativo ou na agenda, faça uma lista e classifique seus afazeres por nível de importância. Visualizando tudo o que precisa, fica mais fácil de executar e não esquecer nada.
2- Faça agendamentos
Anote seus compromissos e estabeleça horários para cada um deles. Assim, você consegue programar todo o seu dia, de hora em hora, para poder encaixar todas as suas necessidades.
3- Delegue tarefas
Se há a possibilidade de pedir ajuda, peça. As que não são tão importantes ou urgentes, podem ser delegadas para que você possa se concentrar no topo da sua lista de afazeres.
4- Evite procrastinar
Evite distrações como redes sociais, televisão, conversas e visitas a sites de compras. É importante cumprir as metas estabelecidas para concluir sua lista de tarefas.
5- Organize suas pausas
Não esqueça de tirar um tempo para descansar. Seu corpo e sua mente precisam de um tempo após todas as tarefas. Agende um intervalo de 15 minutos a cada duas horas de afazeres. Você vai agradecer e render muito mais.